segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito do número.


O professor deve ser atento, e observar a todo momento seus alunos, seus avanços e, sobretudo suas dificuldades, pois é a partir desse exercício de observação que será possível perceber quais recursos devem ser utilizados e quais intervenções devem ser feitas para auxiliar esse processo inicial da construção do conceito do número.
Para o ensino da adição e das demais operações, pode-se trabalhar a técnica do "vai um", ou outras técnicas que o professor julgue ser uma melhor alternativa para ensinar sua turma.
Na subtração, assim como em todas as operações, o professor deve seguir o fato de se trabalhar com os conhecimentos já adquiridos de seus alunos. Em geral é mais difícil as crianças identificarem a presença da subtração nos problemas, pois geralmente associamos a subtração apenas ao ato de retirar, mas comprar e completar são situações que também estão relacionadas com a subtração.
para trabalhar a divisão, queremos que as crianças entendam que isso é atingido a partir da divisão de um número por outro. Para atingir essa compreensão é preciso trabalhar com os alunos, situações em que espontaneamente consigam repartir, dividir, distribuir.
A multiplicação é uma maneira de indicar a adição por parcelas iguais, por isso é comum as crianças conhecerem a multiplicação a partir da adição por parcelas iguais.
Portanto, o professor tem que se basear sempre na vivência das crianças e de todo conhecimento que já possuem, pois todas essas experiências são de suma importância para a construção do pensamento matemático e conceito de números.


O texto acima, foi elaborado a partir da leitura do seguintes textos:


  • Adição e Subtração, disponível em
https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B-OvG8cStCkSVRuVFdoaTlPczA/edit


  • Divisão, disponível em
https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B-OvG8cStCkZ2VXbkxjUEs2VVk/edit


  • Multiplicação, disponível em
https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B-OvG8cStCkTnVJMEdoUDIteWM/edit


  • Números e Sistemas de Numeração, disponível em 
https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B-OvG8cStCkVmZ6ZjF6YmJqWXM/edit


  • O zero, o um e as quatro operações, disponível em
https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B-OvG8cStCkZUYyLU1qbVdMUm8/edit


  • Teoria Didática e o Ensino da Matemática: algumas considerações, disponível em
https://docs.google.com/file/d/0B93zw6VVMRjMbjJZbk44c0wybVk/edit


  • Como surgiu a noção de número (Power Point), disponível em
https://docs.google.com/a/aedu.com/presentation/d/1Sx27CHdFqIYIBEdboTNKzg3v99t_w_rkNz-8GwSYwM/edit#slide=id.g26ea186_1_58


Um comentário:

  1. Play Real Money Games At Online Casinos
    No Deposit Bonuses · SugarHouse Casino 바카라 · Red Dog Casino · 인카지노 DraftKings Casino · PlayOJO Casino · Play'n 메리트카지노 GO Casino · Microgaming Casino.

    ResponderExcluir