quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Apresentação, para alunos do 5o ano, sobre a História da Matemática, com
detalhes sobre a construção dos números, esclarecendo que o processo de Numeralização faz 
parte das apropriações de linguagem para garantir a comunicação da humanidade.

O professor deve primeiramente, relembrar os alunos a história da humanidade, como viviam, como contavam as horas, os dias, os anos, seus registros em pedras com símbolos da natureza (seu dia-a-dia), para que possa começar a contar a história dos números.
A sugestão é trabalhar com imagens ou vídeos para facilitar a compreensão dos alunos, pois alguns objetos e termos citados na história muitas vezes não é de conhecimento deles.

História da Matemática

Após morar em cavernas, quando Homem começou a morar em suas casas,começou a plantar e criar animais, e precisava contar seu rebanho, mas a contagem não era feita como fazemos hoje, era como uma forma de associação, era utilizado pedras, nós nas cordas, ou até mesmo ossos de animais,
para que essa contagem pudesse ser feita, por exemplo, quando um animal  do rebanho saia pela manhã, era colocado uma pedra num monte, ou dado um nó numa corda, quando este animal retornava no final do dia, era tirada a pedra do monte, ou desfeito o nó e, dessa maneira, o Homem conseguia saber se a quantidade de animais que saíram, era a mesma que havia retornado.


O Homem utilizava também os dedos para auxiliar nos cálculos, mas chegou um momento em que somente os dedos, pedras, nós, gravetos, ossos, e etc., não eram mais suficientes para fazer a contagem das coisas, pois havia aumentado a quantidade das plantações, animais, pessoas, e a necessidade de administrar as coisas dos reinos e aldeias também era cada vez maior.
Foi por isso que os sumérios, habitantes da Mesopotâmia, inventaram a escrita, buscando também outras formas de contar. Eles eram um povo muito dedicado ao comércio e, por isso, precisavam registar trocas e outras transações financeiras.
Essa capacidade que tiveram de desenvolver a linguagem escrita permitiu que elaborassem símbolos para indicar quantidades. Estudos sobre elas demostraram que eles desenvolveram tabuadas e um sistema com base sessenta: todas as quantidades maiores que sessenta eram agrupadas e representadas a partir do sinal que representava sessenta ou quantidades menores.
Eles faziam esses símbolos em tabletes de argila e barro.


Para construir as pirâmides do Egito era preciso calcular, e para isso era preciso utilizar números. Os egípcios utilizavam 10 números principais, que hoje conhecemos como 1, 10, 100, 1.000, 10.000, 100.000, 1.000.000, então estabeleceram símbolos para cada um desses números e faziam suas contas registradas em papiros.


Os gregos e romanos utilizava as letras do alfabeto para representar os números e fazer seus cálculos, símbolos que vemos com frequência até hoje na matemática.

GREGO

ROMANO

Transformação dos números através dos anos:


Após contar a história, o professor deverá conversar com os alunos para avaliar se compreenderam  o conteúdo, podendo ainda propor uma atividade, dividindo a turma em pequenos grupos, e pedir para que cada grupo coloque os pontos que acharam mais interessantes, sobre o assunto em cartazes, para depois colocá-los em exposição na sala de aula, para eventuais consultas que sejam necessárias para auxiliá-los nas próximas aulas.




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