quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A importância do cálculo mental para a construção do conceito do número


Considera-se cálculo mental um conjunto de procedimentos de cálculo, que são realizados de maneira diferente, de acordo com cada indivíduo, para conseguir chegar a resultados aproximados ou exatos, sem que haja necessariamente a utilização de papel e lápis.
 O cálculo mental é sempre trabalhado de acordo com a numeração decimal e nas propriedades das operações, dessa forma é possível conseguir diferentes tipos de escrita numérica, como também diferentes relações entre os números. O cálculo mental permite maior flexibilidade de calcular, bem como maior segurança e consciência na realização e confirmação dos resultados esperados, tornando-se relevante na capacidade de enfrentar problemas. Esse desenvolvimento de estratégias pessoais para se calcular é sugerido em recentes pesquisas no campo da psicologia quanto ao desenvolvimento cognitivo que apontam a importância da aprendizagem significativa para cada indivíduo, dando-lhes sempre autonomia no dia a dia.
 Cálculo mental, não quer dizer fazer a conta rapidamente, mas não é isso. Fazendo as contas de cabeça, o aluno começa a perceber que existem outras maneiras para a resolução de um mesmo problema. É através do cálculo mental que é possível aprender também a realizar estimativas como, por exemplo, ler uma conta e imaginar um resultado aproximado.
Crianças que são incentivadas a fazer pesquisa de preços, guardam dinheiro para comprar algo que queiram, e principalmente, aquelas que ajudam os pais no dia a dia "fazem" contas muito antes de saberem o que são as fórmulas matemáticas e operações. O problema é que, na escola, os professores acabam esquecendo completamente utilizar  e considerar os conhecimentos que seus alunos já possuem e trazem consigo. Os educadores precisam aprender a utilizar essas habilidades na sala de aula, para facilitar o trabalho realizado em sala de aula.
Os alunos muitas vezes, já sabem fazer conta de cabeça e o trabalho mais importante do professor é descobrir as estratégias que eles utilizam, para a partir dessas, apresentar-lhes outras.
A base é sempre trabalhar com as situações-problema, propondo-lhes atividades, brincadeiras, ou qualquer situação em que os alunos precisem verificar a quantidade de alunos, e quantidade de brinquedos disponíveis, para então fazerem a divisão entre eles, por exemplo, mas de maneira que não percebam no primeiro momento que estão fazendo uma atividade matemática, e após esse trabalho, aí sim é possível começar uma conversa mais voltada ao cálculo, a partir dessas situações, mas sempre tendo em mente, que são os alunos que têm que descobrir as estratégias mais fáceis para cada um, o trabalho do professor é sempre orientar, direcionar, mas de maneira alguma, induzir ou dar a resposta, para que o trabalho seja relevante e bem executado.
Portanto, cada um procura as próprias estratégias para chegar ao resultado, e os caminhos utilizados por cada um são discutidos depois de maneira mais aprofundada depois desse trabalho, de maneira que o professor pode até mesmo registrar os caminhos utilizados por cada um da lousa, por exemplo, para consigam visualizar  como cada um conseguiu chegar ao resultado final.

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