- Produzir um texto expondo as técnicas adotadas por no mínimo dois autores e justificando suas propostas.
Para a maioria dos profissionais da educação,são constantes as preocupações com as técnicas operatórias e a escrita dos cálculos, e por isso, alguns matemáticos buscam melhores maneiras de se transmitir esse ensino.
Para Constance Kamii, o
ensino da matemática tem que acontecer de maneira interativa e autônoma. Dessa
maneira, o aluno poderá se interessar naturalmente pelos cálculos, e com os
estímulos recebidos nas aulas, passe a desenvolver e construir seu pensamento
crítico, raciocínio lógico e o cálculo mental.
Entretanto, para Kamii o
cálculo mental é importantíssimo como estratégia para o ensino da
matemática, mesmo sendo utilizado com menor frequência em relação à conta
armada. Segundo ele, o cálculo mental deve ser trabalhado desde as séries
iniciais e de diversas maneiras, inclusive sugere o uso de jogos matemáticos
que são excelentes estratégias de aprendizagem, pelo fato de possuírem regras,
previsões, exceções bem como análise de possibilidades.
Já Issac Asimov ao escrever o livro No mundo dos Números, em
1995 considera que o ensino-aprendizagem da matemática com relação à
escrita dos cálculos e as técnicas operatórias é simples e abrangente ao mesmo
tempo, pois é uma ciência que se difere de todas e está inserida em nossas
vidas.
Para ele, a aprendizagem da
matemática pode-se iniciar pela maneira mais simples, que é a contagem usando
os dedos, ao superar essa etapa segue para a utilização do ábaco, até chegar ao
sistema decimal. Isaac Asimov apresenta os logaritmos e até mesmo os números
imaginários na sua teoria de ensino.
Considera-se cálculo mental
um conjunto de procedimentos de cálculos que podem ser analisados e articulados
diferentemente por cada indivíduo para a obtenção mais adequada de resultados
exatos ou aproximados, com ou sem o uso do lápis e papel. os procedimentos de
cálculos mental se apoiam nas propriedades do sistema de numeração decimal e
nas propriedades das operações, e colocam em ação diferentes tipos de escrita
numérica, assim como diferentes relações entre os números. Cálculo mental
permite maior flexibilidade de calcular, bem como maior segurança e consciência
na realização e confirmação dos resultados esperados, tornando-se relevante na
capacidade de enfrentar problemas.
Tal desenvolvimento de
estratégias pessoais para se calcular vai ao encontro das tendências recentes
da psicologia do desenvolvimento cognitivo, que nos apontam para a importância
de uma aprendizagem com significados e do desenvolvimento da autonomia do
aluno.
Referências Bibliográficas
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Editora Papirus, 2000.
ASIMOV, Isaac. No mundo dos números. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.
Referências Bibliográficas
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Editora Papirus, 2000.
ASIMOV, Isaac. No mundo dos números. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.
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